Laudo Técnico
Solicitante:
Residência Unifamiliar
Rua - Passo Fundo / RS.
Passo Fundo, 12 de fevereiro de 2015.
O Arquiteto , com o presente Laudo Técnico, objetiva analisar as condições de edifício residencial unifamiliar, devido à insatisfação do proprietário com os seguintes itens: 1- bolhas nas paredes externas na altura da viga baldrame; 2- fendas nas proximidades de aberturas; 3- invasão de águas pluviais pela porta de acesso principal e alagamento dos ambientes de estar e cozinha; 4- acumulo de água no box de banheiro; 5- frestas entre moldura do forro e parede. A edificação objeto do presente Laudo é uma residência unifamiliar localizada na Rua General Canabarro, 233 - Passo Fundo / RS, e foi edificada originalmente no ano de 2010.
No dia 05 de fevereiro de 2015, foi realizada a primeira vistoria quando foram efetuadas fotos/imagens e análise visual das patologias constatadas. No dia 06 de fevereiro foi realizada a segunda vistoria quando foram efetuadas fotos/imagens e análise técnica com equipamento de conferencia.
As irregularidades descritas pelo proprietário foram analisadas e identificadas como as seguintes patologias:
1-INFILTRAÇÃO EM PAREDES POR UMIDADE ASCENDENTE (bolhas nas paredes externas na altura da viga baldrame): Foram constatadas em analise visual no local algumas bolhas nas paredes externas da residência. A causa pode ter sido a umidade que sobe do solo pela capilaridade, quando não há a impermeabilização adequada da base da parede. Raramente alcançam mais de 80 cm de altura e forma bolhas ou proliferação de mofo devido à umidade no local. Figura 1, 2 e 3.
A NBR 15.575 estabelece requisitos mínimos a serem atendidos pelas edificações habitacionais, incluindo métodos de avaliação de desempenho. Na parte 1 “Requisitos Gerais”, por exemplo, a norma estabelece que a edificação deve ser estanque às fontes de umidades externas, provenientes da água de chuva e da umidade do solo e do lençol freático.
O texto