Laudo técnico
Empresa Citrusfresch
Localizada na avenida Palácio Mota, 1346
Costa Barros – Cachoerinha
Laudo técnico
O presente Laudo Técnico tem por objetivo atestar as condições técnicas do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), NBR-5419 e aferi o sistema elétrico se estão dentro das Normas Regulamentadoras (NR-10).
Não ouve referência para elaboração deste Laudo Técnico, considerado apenas a informação transmitida pelo supervisor da empresa Citrusfresch da sobre carga no sistema elétrico após a queda de m raio próximo à empresa.
Levantamento de Dados e Resultados:
Constatou-se que a maquina envasadora não havia dispositivo de proteção contra surto e falta de aterramento que proporcionou a queima circuito eletrônico. A reposição das peças da maquina será de aproximadamente R$ 491 mil. Para atender, objetivando a produtividade e demanda da empesa Citrusfresch, recomenda-se a compra de uma nova maquina. Contudo sugere-se a instalação do aterramento da envasadora, atendendo a NR 10.2.3 e um dispositivo de proteção contra surto (DPS) para reduzir os efeitos atmosféricos, magnéticos e efeitos elétricos. NBR 5419/2001 - 3.26 e 5.2.1.1.2.
Os condutores horizontais se encontram dimensionados e instalados corretamente. A distribuição sobre a cobertura encontra-se em perfeitas condições, porém após averiguar a instalação dos oitos condutores de descida percebeu-se que três estavam fora dos padrões ABNT.
O conector de medição de aterramento de descida encontra-se com oxidação. Sugere-se a imediata substituição do mesmo para continuidade elétrica do Sistema.
Um condutor de descida encontra-se com o espaçador solto da estrutura do prédio, indicando a ocorrência de uma colisão provocando o contato do cabo com a estrutura do prédio. Neste será necessário à troca do espaçador e fixação do mesmo na estrutura do prédio e avaliação do cabo.
Verificando a existência de conector solto e oxidação o que levou à descontinuidade elétrica, sendo que