Sociologia
Sociologia -> Ciência Social -> Estudo da realidade social
SOCIAL?
Conjunto ou associação (vida social = vida em conjunto)
Situações relacionadas com os indivíduos desfavorecidos (habitação social, obra social)
Globalidade da sociedade e processos que dela decorrem (facto social, fenómeno social)
SOCIAL = DECORRE DA VIDA EM SOCIEDADE
A realidade social é muito complexa, dado que abrange todo um enorme conjunto de indivíduos e grupos em permanente interacção.
Assim, para obtermos uma explicação completa e profunda de um fenómeno social, temos que recorrer ao contributo de todas as ciências sociais. Isto não significa que a realidade estudada por cada uma das ciências sociais seja diferente. A realidade social é uma só e não se encontra compartimentada. Ela é sempre a mesma, só que é vista com a perspectiva própria, o centro de interesse, ou os “olhos” de ciências sociais diferentes. Cada ciência social tem a sua forma de analisar a mesma realidade social. Falamos, assim, de análise económica, análise política, análise sociológica, conforme o centro de interesse ou perspectiva de estudo. “É sempre o centro de interesse que distingue uma ciência social de qualquer outra”.
Embora a realidade social seja susceptível de ser artificialmente compartimentada para maior facilidade de análise, ela é sempre a mesma realidade ou a mesma unidade.
A realidade social é una e indivisível, porque constitui um todo que não é igual à soma das partes. Assim, nenhum estudo parcelar da realidade social pode estabelecer uma linha divisória e separa-se dos demais estudos parcelares.
A realidade social é muito complexa, porque são muitos os seus aspectos, aspectos que, não existindo à margem uns dos outros, são, pelo contrário, interdependentes, interferindo uns nos outros.
1.3. A complementaridade e a interdependência nas ciências sociais
Todas as ciências sociais estudam a mesma realidade social, mas fazem-no de