Cp
Professora:Suze de Oliveira Piza
Materia:Ciencia Politica Atividade Monitorada(Piketty) 1)Piketty defende que o discurso ideal para leitura da realidade não pode ser somente oriundo da economia, mas deve vir da economia política, pois mudanças econômicas são oriundas de mudanças políticas, assim como ocorreu com a implantação do neoliberalismo de Margaret Thatcher (justamente pela mudança da politica). Alem disso, Piketty ressalta que a política econômica desencadeia maior transparência financeira de patrimônios,algo de extrema importância para a leitura precisa da realidade, sendo possivel uma regulação eficaz do sistema bancário.
2)Thomas Piketty, economista francés, afirma que a taxação de grandes fortunas tem como meta a ascensão da igualdade financeira, tendo em vista que o autor critica o sistema capitalista pelo retorno sobre o capital, no caso o retorno de taxa bruta , a qual deveria ser comparada com a taxa de crescimento da sociedade em que o indivíduo esteja inserido.Assim, ainda que a taxa de retorno bruta permaneça elevada, devido ao aumento da elasticidade de substituição entre capital e trabalho, é possível atenuar ou até eliminar a "contradição central" por meio de impostos que reduzam a taxa líquida. Assim, o autor fundamenta sua explicação com base na economia politica. Segundo ele, é importante enfatizar que o preço do capital [e, logo, o seu retorno] (…) é sempre em parte uma construção social e política: ele reflete a noção de propriedade de cada sociedade e depende de muitas políticas e instituições que regulam as relações entre diferentes grupos sociais e, especialmente, entre aqueles que detêm e aqueles que não detêm capital".
3)A taxação de grandes fortunas para o Brasil acarretaria em uma ajuda benéfica para algumas áreas do governo , como educação e saúde, porém não seria o suficiente para arcar com tais custos, apenas complementando-o , pondendo alavancar o sistema de educação precário que o país