CPS finalidade
CARACTERÍSTICAS
A Escala de Personalidade de Comrey (Comrey Personality Scale) é um inventário de personalidade baseado no método da autodescrição para identificação dos principais fatores de constituição do indivíduo. Inúmeros outros instrumentos com metodologia semelhante foram criados, baseados nos estudos fatoriais de Cattell e outros autores.
No Brasil o CPS foi introduzido pela primeira vez em 1973 com uma versão traduzida do original em inglês pelo professor Aroldo Rodrigues, que o aplicou na população brasileira, esboçando os primeiros estudos de uma padronização nacional.
O CPS é um instrumento de valor multidimensional para medir e explicar as principais características da personalidade. Avalia oito dimensões da personalidade: Confiança vs. Atitude Defensiva (Escala T), Ordem vs. Falta de Compulsão (Escala O), Conformidade Social vs. Rebeldia (Escala C), Atividade vs. Passividade (Escala A) Estabilidade Emocional vs. Neuroticismo (Escala S), Extroversão vs. Introversão (Escala E), Masculinidade vs. Feminilidade (Escala M) e Empatia vs. Egocentrismo (Escala P).
O CPS destina-se, em princípio, a ser usado com indivíduos “normais”. A estrutura dimensional do inventário reflete as principais características que se supõem subjacentes ao comportamento cotidiano de tais indivíduos. Foi baseado nas respostas desses indivíduos que a taxonomia do CPS foi desenvolvida e aperfeiçoada.
FINALIDADES
A escala CPS destina-se aos mais diversos fins quando numa avaliação objetiva da personalidade. Nas situações de pesquisa acadêmico-científicas, onde se busca relacionar variáveis de personalidade com outros fenômenos de interesse particular, no aconselhamento a pacientes da área clínica, na orientação vocacional e profissional.
A escala pode ser útil também na identificação de problemas de ordem psiquiátrica ou que requeiram intervenções psicoterápicas.
Na área de recursos humanos é útil pela sua capacidade de