cozinheiro
CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
THAÍS CAROLINE PACHÊCO DOS SANTOS.
A PROFISSÃO DE COZINHEIRO – GASTRONOMIA HOSPITALAR
SALVADOR - BAHIA
2013
THAÍS CAROLINE PACHÊCO DOS SANTOS.
Trabalho apresentado pela aluna: Thaís Caroline Pachêco dos Santos, a UCSAL, como avaliação parcial de desenvolvimento de desenvolvimento de Atividade Experimental I Orientador Profº Elias Marques de Campos.
SALVADOR – BAHIA
2013
INTRODUÇÃO.
Atualmente, a visão de uma dieta hospitalar passou a ser ampliada e adaptada às tendências oferecidas pela gastronomia, a busca de aliar a prescrição dietética e as restrições alimentares a refeições saborosas é um desafio que exige um aprimoramento técnico e assistência nutricional individualizada. A combinação da dietoterapia com a gastronomia é chamada de Gastronomia Hospitalar, que deve servir de auxilio para a dietoterapia seja realizada de forma agradável, principalmente aos olhos e paladar. A dieta hospitalar é importante, porque garante o fornecimento de nutrientes ao paciente internado e assim, preservar e recuperar seu estado nutricional. Também é importante por atenuar o sofrimento gerado nesse período em que o individuo está separado de suas atividades e papéis desempenhados na família e comunidade. É extremamente necessário trabalhar a alimentação dos pacientes para suprir suas necessidades básicas de manutenção e recuperação, sem esquecer é claro, de estar propiciando um bem estar físico e mental.
Os cardápios oferecidos por essa dieta, também devem atender necessidades sociais, que é o atendimento dos valores culturais e hábitos alimentares de cada um. Só torna-se possível esse processo através da aplicação dos cardápios de opção de preparações ofertadas aos pacientes.
O objetivo deste trabalho é tratar sobre o tema “A Profissão Cozinheiro”, subdividindo e ampliando o