O café analisado sociologicamente
N°:
Turma:
O café
O café é a segunda bebida mais consumida do mundo, mas ao sair para tomar café nós não estamos apenas consumindo uma bebida, por trás disso há vários fatores econômicos, sociais, políticos e históricos.
1. Fator econômico : O café não é simplesmente um café, por trás dele há uma marca como: Três corações, Pilão, Toko ou Starbucks que é a empresa multinacional com a maior cadeia de cafeterias do mundo, tem sua sede em Seattle, EUA, mas no Brasil também há muitas sedes.
2. Fator Social : Sair para tomar um café com amigos, família ou conhecidos, trata-se de uma interação social, nós saímos para conversar, desabafar ou até para conhecer novas pessoas.
3. Fator político : Nós já tivemos um período na história brasileira chamado de política do Café com Leite, que foi uma política que visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Oligárquica entre 1894 e 1930, por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de São Paulo - com grande produção de café - e Minas Gerais - maior pólo eleitoral do país da época e produtor de leite. O café como outras bebidas é um estimulante de efeitos psicoativos em seu corpo, por isso ele é proibido em grandes doses em alguns países, mas no Brasil, EUA e muitos outros países ele é totalmente liberado pois faz bem a saúde e sua dose de substâncias psicoativas é muito baixa comparada a drogas e bebidas alcoólicas.
4. Fator histórico : O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. O café no entanto teve inimigos mesmo entre os árabes, que consideravam suas propriedades contrárias às leis do profeta Maomé. No entanto, logo o café venceu essas resistências e até os doutores maometanos aderiram à bebida para favorecer a digestão, alegrar o espírito e afastar o sono. Em 1475 surge em