Criminologia drogas e criminalidade
Criminologia
Drogas e Criminalidade
Helen Júlia Barbosa
Mikaele Cristina Maciel Silva
Jaqueline Silva de Oliveira
Introdução
Trabalho apresentado com um estudo parcial das drogas e suas influências no individuo e na sociedade , os principais problemas enfrentados
Por todos, desde a família até a sociedade e o Estado.
Os principais Tipos de Drogas
Em sentido amplo a palavra droga refere-se a qualquer substância ou ingredientes utilizados em farmácias e laboratórios químicos, assim como cigarros e álcool, drogas lícitas.
Dentre as drogas os piores tipos de drogas existente, estão as ilícitas, que causam danos em longo prazo. A Lei 11.343 de 26 de Agosto refere-se a nova lei, reformulada, que conceitua em seu primeiro artigo, parágrafo único:
Art. 1º - ...
Parágrafo único. Para fins desta Lei, considera-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União1.
Fazendo um rápido estudo pela história da humanidade, pode-se constatar que as drogas, há muito tempo, acompanham a trajetória evolutiva dos homens. O homem pré-histórico já consumia bebidas fermentadas; os mais antigos documentos do Egito antigo descrevem o uso habitual do vinho e da cerveja. Há pelo menos 3.000 anos, há registros dos primeiros indícios de utilização da folha de coca, matéria prima da cocaína, quando era mascada por povos da região andina da América do Sul. Eles mascavam a folha de “coca”, para saciar a fome, aumentar o desempenho físico, curar doenças, e ainda como anestésico dentário.
Maconha
Os primeiros indícios do uso da maconha datam mais de cinco mil anos, quando povos como os chineses e persas usavam a droga como incenso em cerimônias religiosas. Também era utilizada como recompensa para mercenários, para fins medicinais.
Na medicina a droga foi usada até o início do século XX, quando passou a ser consumida