cozinha a batata
Trabalho realizado por: Rafaela Oliveira Lopes
Curso de Gestão Hoteleira de Alojamento Ano Lectivo: 2014/2015
O que é o Arroz?
O arroz é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, e é rico em hidratos de carbono.
Para poder ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de ter água com abundância, para manter a temperatura ambiente dentro de intervalos adequados, e de uma mão-de-obra intensiva. Desenvolve-se bem mesmo em terrenos muito inclinados e é costume, nos países do sudeste asiático, encontrarem-se socalcos onde é cultivado. Em qualquer dos casos, a água mantém-se em constante movimento, embora circule a velocidade muito reduzida.
A origem do Arroz?
O arroz foi originado na região do vale do Rio Yangtzé na China. Em 2003, arqueólogos coreanos afirmaram ter descoberto o mais antigo arroz do mundo cultivado. Em 2011, um trabalho conjunto da Universidade de Stanford e da Universidade de Nova York, forneceu a evidência mais forte de que existe apenas uma única origem de arroz cultivado, no Vale do Yangtzé, na China.
Produção em Portugal de Arroz
A produção de arroz em Portugal começou a ser documentada nos primeiros anos do século XVIII. Embora se cultivasse muito antes nas regiões do Sul e como herança dos Muçulmanos, só a partir desta data houve registos da presença do cereal nas zonas limítrofes do estuário do Tejo.
Em Portugal, actualmente, a produção de arroz é feita apenas em 5 rios (Mira, Sado, Sorraia, Tejo e Mondego). A produção de arroz ronda as 1 250 mil toneladas/ano, com isso Portugal é o maior consumidor de arroz da Europa com valores superiores a 15 kg/capita/ano.
Podemos considerar o arroz:
Quanto ao estado físico
● Arroz em casca;
● Arroz descascado, em película ou em meio preparo;
● Arroz semibranqueado;
● Arroz branqueado.
Quanto ao comprimento dos grãos
● Arroz de grãos