Ireland - typical dishes
A cozinha da Irlanda se divide em duas categorias: a culinária tradicional, com pratos simples e clássicos, e a culinária moderna que engloba os pratos atuais servidos em hotéis e restaurantes.
A cozinha tradicional
A batata é o coração dos pratos tradicionais, o legume chegou à Irlanda na segunda parte do século XVII. A batata é extremamente importante como fonte de energia, vitaminas e minerais. Batatas foram também utilizadas para alimentar porcos, para que quando chegasse o inverno, os porcos fossem mortos e houvesse presunto e bacon armazenados. Esta situação fazia o povo da Irlanda, muito dependente da colheita de batatas.
Ainda hoje a batata se encontra em alguns pratos como:
• Colcannon: batata, alho e repolho
• Champ: batatas amassadas misturados com salsa-cebolinha cortada
• Irish Stew: ensopado
• Boxty: panquecas de batatas
• Dublin Coddle: linguiça do porco cozida com ensopado de batatas
A cozinha moderna
No século XX, o fast food dos EUA e os pratos da Europa continental, chegaram á culinária irlandesa, causando sérios problemas de saúde do povo irlandês. Com campanhas na televisão e programas educativos nas escolas, o governo faz um esforço muito grande para combater os altos índices de infartos. Como consequência destes esforços surgiu uma nova cozinha irlandesa, baseada nos ingredientes antigos, mas adaptada nas exigências modernas.
Algumas das inovações são:
O pão de soda: marrom, que também pode ser feito com farinha branca.
Barm brack: passas fermentadas servido com manteiga no dia de halloween. É uma tradição colocar uma moeda ou um anel no pão como um sinal de sorte.
Cashel Blue: picante cremoso tem o interior pálido e amanteigado com listras azuis.
Porridge:Um prato bem simples, feito como aveia (normalmente esmagada) ou outros cereais, cozido na água, leite ou numa mistura de água e leite.
Café da manhã irlandês:O café da manhã irlandês é volumoso e pesado: linguiça de porco, bacon em fatias, ovos,