couve
Couve-flor
Couve-flor - imagem original: Linda N. - Licença Creative Commons
A couve-flor (Brassica oleracea Grupo Botrytis ou Brassica oleracea variedade botrytis) é uma planta da mesma espécie que a couve e o repolho, mas que produz uma cabeça que consiste de botões florais mal desenvolvidos. Cultivares com cabeças brancas são as mais comuns, mas há cultivares com cabeças laranjas, roxas e verdes, incluindo os chamados brócolis-romanescos, que são realmente couves-flores e não brócolis.
Consideradas mais difíceis de cultivar que outras couves, as couves-flores são menos tolerantes de condições extremas de temperatura e de condições inadequadas de cultivo, como falta de água e deficiências de nutrientes no solo.
Clima
É considerada uma hortaliça típica de clima frio ou ameno, mas há cultivares para plantio durante a primavera e o verão. Contudo, a couve-flor é menos tolerante a baixas e altas temperaturas do que outras plantas de sua espécie, como o repolho e a couve.
Couve-flor branca
Couve-flor branca - imagem original: Horia Varlan - Licença Creative Commons
Luminosidade
Deve ser cultivada em condições de alta luminosidade, com luz solar direta.
Mudas de couve-flor prontas para o transplante
As mudas de couve-flor podem ser transplantadas quando têm de 4 a 6 folhas - imagem original: nociveglia - Licença Creative Commons
Solo
Esta planta precisa de solo bem drenado, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio, rico em matéria orgânica, com pH entre 6,5 e 7.
A couve-flor precisa do micronutriente boro para se desenvolver corretamente. Se o solo for deficiente em boro, é necessário usar um adubo que contenha este micronutriente ou aplicar no solo bórax ou ácido bórico, ou alternativamente aspergir as folhas das plantas com uma solução de ácido bórico. A solução pode ser preparada utilizando-se 2 gramas de ácido bórico para cada 5 litros de água. Tais procedimentos devem ser feitos apenas quando realmente