couve
Introdução 2
Objectivos 3
Classificação científica 4
Descrição 4
Para quê serve a couve 5
Composição 5
Introdução
Este trabalho tem como foco a hortícola couve, durante o seu desenvolvimento fala-se sobre a sua classificação, o que é, descrição, para quê serve, composição, informação nutricional e os seus grupos.
Objectivos
Este trabalho tem como objectivos:
Classificar cientificamente a couve;
Explicar o que é a couve;
Descrever a couve;
Explicar para quê serve;
Sua composição;
Mostrar o seu valor nutricional;
Indicar os seus grupos.
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
Família: Brassica
Espécie: Brassica oleracea
Couve é o nome vulgar, genérico, das diversas variedades da espécie Brassica oleracea, ou ( Brassica sylvestris), da família das Brassicacea, a que também pertence o nabo e a mostarda.É uma planta , muito utilizada como verdura na cozinha, para sopas, (como a couve-galega para o caldo verde) e conservas (como o repolho para o chucrute).
Descrição
É uma planta cuja descrição torna-se difícil, já que as diversas variedades são bastantes diferentes em termos morfológicos.
Assim, pode-se considerar que é uma planta herbácea, mas há algumas variedades sublenhosas na zona da base do caule, pode ser considerada uma planta bianual, mas tem por vezes, tendências perenantes (o seu ciclo de vida pode prolongar-se para alem de dois anos). O caule é erecto, ser podendo curto, como o repolho, ou longo, como na couve-galego. As folhas da base podem deferir das folhas terminais. As brasilares podem ser lirado-penatipartidas, enquanto que as folhas superiores pode ser oblongas, obovadas, onduladas, denteadas, formando, ou não, uma “cabeça” de folhas apertadas, antes da floração. As folhas são geralmente verdes (glaucas mas nem sempre), grossos, não chegando a ser carnudas. Ao longo do caule (também chamado de talo) podem se formar pequenos