cosolidação da democracia
nilton santana silva
Anote seu número de protocolo:
128602091 enviado no dia 04-11-2013,
consolidação da democracia brasileira
Pimenta Bueno/RO
2013
nilton santana silva
consolidação da democracia brasileira.
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Ciências Politicas; Filosofia; Fundamentos; sociologia].
Prof; adarly Goes, Giane Albiazzetti Marcos Basto, Sergio de Goes Barboza.
Pimenta Bueno/RO
2013
CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA.
I- INTRODUÇÃO
A Democracia a forma de governo do povo para o povo baseado em um regime nos princípios da soberania popular, surgiu na Grécia onde o governo era realmente exercido pelo povo, que fazia reuniões em praça pública para tratar de vários assuntos e problemas, era a chamada Democracia Direta. Neste tipo de democracia, as decisões são tomadas em assembleias públicas. Com o crescimento das populações, as reuniões em praça pública ficaram impossíveis de acontecer, surgiu então um novo tipo de Democracia, a Democracia Representativa, onde o povo se reúne e escolhe – por meio do voto – os representantes que irão tomar decisões em seu nome. Este é o processo mais comum de tomada de decisão nos governos democráticos, também chamado de mandato político. Sendo esta forma de governo oposto da ditadura e ao totalitarismo e reúne princípios e práticas que protegem a liberdade do ser-humano.
Em seu livro “Política”, o filósofo Aristóteles analisou vários sistemas de governo, chamou de injusta a democracia (demokratia) e de justa a República (politeia). A demokratia de Aristóteles se aproxima mais da democracia direta e a politeia da democracia representativa O Brasil não vive plenamente a sua Constituição, que é democrática em sua