atps
COMPARAÇÃO ENTRE AS TEORIAS DE FREUD E MASLOW SOBRE OS
ESTÍMULOS PARA O CONSUMO
MARQUES, Juliana1
Resumo: o objetivo deste artigo é comparar duas teorias largamente difundidas que procuram explicar o comportamento humano no ato do consumo e como os indivíduos reagem aos estímulos externos recebidos. Para tanto, os procedimentos metodológicos empregados são: estudo bibliográfico, explanação das teorias, aplicação das teorias em um ato de consumo e comparação entre as mesmas.
Palavras-chave: estímulo; resposta; Freud; instinto; necessidades; Maslow.
Em um mercado altamente competitivo, as empresas tentam de todas as formas atingir o seu público de maneira eficaz no momento da decisão de compra. Para tal, é necessário um amplo conhecimento dos fatores culturais, sociais, familiares, econômicos e psicológicos que estimulam o consumo de determinado produto. Esses fatores agem em conjunto a fim de identificar como uma necessidade pode ser satisfeita. Os fatores psicológicos são os mais negligenciados dentro das empresas, já que seu conhecimento e interpretação dependem de profissionais mais capacitados.
Na maioria das vezes as empresas consideram como fator determinante na decisão de compra o preço, esquecendo que o mesmo pode agregar valor ao produto e satisfazer uma necessidade de auto-afirmação do consumidor.
Tendo em vista esse cenário, esse artigo pretende descrever e comparar duas teorias largamente difundidas sobre o comportamento do consumidor: a Teoria
Freudiana sobre o Instinto e a Teoria Motivacional de Maslow.
Utilizou-se como metodologia um estudo bibliográfico, explanação das teorias, e comparação entre as mesmas, e por fim relacionar o comportamento de consumo com as teorias de Freud e Maslow.
1
Aluna regularmente matriculada no oitavo período do curso de Publicidade e Propaganda da
Universidade Federal Fluminense sob a orientação da Profª. Drª. Arlete Eni Granero.
2
1 Teoria de Freud: instintos
A teoria de