A TICA E O SERVI O SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL
DARLENE PORTES
JOSIELI NUNES SPERANDIO
MARISTELA SABRINA MONTAGNER
RONIZE VARGAS
A ÉTICA E O SERVIÇO SOCIAL
Frederico Westphalen
2014
DARLENE PORTES
JOSIELI NUNES SPERANDIO
MARISTELA SABRINA MONTAGNER
RONIZE VARGAS
A ÉTICA E O SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Frederico Westphalen
2014
SUMÁRI
SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
A ÉTICA E O SERVIÇO SOCIAL 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
O papel do Serviço Social teve grandes mudanças com o sugimento da Lei da Regulamentação, com o Projeto Ético Político e com a Constituição Federal de 1988. Assim assumindo grande importância na garantia dos direitos dos trabalhdores e busca por mais igualdade, saúde e seguridade social.
Este trabalho tem como intuito esclarecer aspectos relacionados a importância da Ética para o Serviço Social e para sua cosolidação no cumprimento das políticas públicas.
Para isso será detalhado o papel do Serviço Social e a evolução desta profissão, bem como seus objetivos e os desafios encontrados cotidianamente pelos profissionais que a ela escolhem.
Também será abordada a importância da postura ética na elaboração dos pareceres do assistente social, visando a concessão equitativa de benefícios, priorizando a valorização dos direitos humanos, desempenhando seu papel de maneira justa.
A ÉTICA E O SERVIÇO SOCIAL
Com o enfraquecimento do liberalismo ao longo da metade do século XIX e início do século XX resultaram alguns processos, tais como: crescimento do movimento operário cada vez mais amplo, pressionando a burguesia ao reconhecimento de direitos e cidadania.
Surge após o movimento de reconceituação, uma nova ética profissional, com novos rumos e direcionamentos, construindo assim uma nova moralidade pautada na participação política e no trabalho com movimentos populares.
A constituição federal de