Resumo Indicadores Sociais
Um indicador social é uma medida em geral quantitativa. É um recurso metodológico empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma.
Os indicadores sociais se prestam a subsidiar as atitudes de planejamento públicas e a formulação da politicas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitando o monitoramento das condições de vida e bem estar social da população por parte do poder publico e da sociedade civil permitindo aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes fenômenos sociais.
Podem se referir a totalidade da população ou grupos sociodemográficos específicos, dependendo do interesse substantivo inicialmente idealizado. Ao conjunto de indicadores sociais referidos a um determinado aspecto da realidade social ou área de intervenção denomina se Sistema de Indicadores Sociais. Em uma perspectiva internacional, pode se citar entre os mais antigos. O sistema de Indicadores de Bem Estar Social da OCDE e o Sistema de Indicadores Sociais e Demográficos de Estatísticas das Nações Unidas .
A montagem de um sistema de indicadores agrupados em quatro etapas, a saber são: Abstrato ou temática, especificação das suas dimensões, das diferentes formas de abordagem, estatísticas publicas pertinentes provenientes de CENSOS demográficos, combinação orientada compondo um Sistema de Indicadores Sociais. A classificação mais comum é a divisão dos indicadores segundo a área temática da realidade social a que se refere.
Os indicadores de saúde, os indicadores educacional, os indicadores de mercado de trabalho, os indicadores demográficos, os indicadores habitacionais, de segurança publica, os indicadores de renda e desigualdade. Nas classificações temáticas ainda mais agregadas usadas na denominação dos sistemas de Indicadores Sociais são os socioeconômicos de condição de vida e de qualidade de vida.
São