cortesãos e Burgueses
IFAM-CMZL
GEOGRAFIA
O SUBDESENVOLVIMENTO
ALUNO: DENÍLSON LOPES.
PROFESSOR: CARLOS.
SÉRIE: 3º I.
MANAUS-AM
2013
O SUBDESENVOLVIMENTO
Subdesenvolvimento é um termo que é usado com frequência para definir a baixa renda econômica de um país, cujos assuntos envolvem e incluem a falta de acesso da população em geral às oportunidades de emprego, saúde, água, alimentação, educação e moradia.
A Origem do subdesenvolvimento está relacionada diretamente aos extensos períodos de dominação econômica e política, além das relações encontradas entre colônias e metrópoles. Entre os países subdesenvolvidos encontramos muitas diversidades, o Brasil possui uma característica bem Industrializada, porém depende do capital estrangeiro e expressa desigualdades sociais. Mesmo com essas diversidades entre os países subdesenvolvidos as características abaixo são normais em sua maioria, como os indicadores socioeconômicos baixos.
A origem do nome é do demógrafo francês Alfred Sauvy, que propunha a ideia de um Terceiro Mundo, inspirado na proposição do Terceiro Estado usada na Revolução Francesa. Os países membros do chamado Terceiro Mundo deveriam se unir e revolucionar a Terra, como fez os burgueses e revolucionários na França. Os chamados Primeiro e Segundo mundo surgiram de uma interpretação errônea por parte principalmente da mídia, que não entendeu a mensagem de Sauvy. Como consequência disso, hoje, muitos atribuem o nome a chamada "Velha Ordem Mundial", a divisão geopolítica de poderes e blocos de influência durante o período da Guerra Fria (1945-1989).
O "Primeiro Mundo" seria o dos países capitalistas desenvolvidos, enquanto o "Segundo Mundo" seria o dos países socialistas industrializados. Restariam no "Terceiro Mundo" os países capitalistas economicamente subdesenvolvidos e geopoliticamente não-alinhados. Essa ideia surgiu de uma interpretação desatenta das afirmações