nao tenho
Disciplina: História
Docente: Anilza Lucena
Discentes: Rebeca Marcula Rodrigues da Silva
Boa Vista/RR
Outubro-2014
Introdução Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença. O Renascimento foi um movimento cultural e simultaneamente um período da história europeia, considerado como marcando o final da Idade Média e o Inicio da Idade Moderna Ninguém melhor que Leonardo da Vinci encarnou o modelo de individualidade do homem renascentista.
Uma Época de grandes transformações O termo Renascimento refere-se ao movimento artístico, científico e cultural que se desenvolveu entre os séculos XIV e XVI na Europa Ocidental. A tradição e os estudos clássicos foram revalorizados e se tornaram predominantes. O renascimento não significou o retorno de uma arte ou um pensamento que havia desaparecido com o surgimento da sociedade medieval. Durante a Idade Média, livros de pensadores clássicos foram preservados e continuaram a ser lidos, principalmente nos mosteiros. A escolásticas, era uma das doutrinas religiosas mais influentes da Idade Média. O Renascimento começou a ser gestado ainda durante a baixa idade média.
Se até então prevalecia o modo de vida orientado pelos valores, costumes e tradições religiosos a partir do século XII a lógica do comércio e a ética burguesa, respaldas na acumulação de riquezas, no lucro e na busca pela inovação, passaram gradualmente a se tornar hegemônicas. A crise do final da Idade Média representou um profundo golpe na estrutura da sociedade feudal. Com o declínio na aristocracia feudal e ascensão da burguesia urbana, o eixo dinâmico da sociedade europeia passou dos campos para cidades. No século XIV, apesar das guerras, da peste e dos conflitos sociais, alguns setores foram beneficiados, como o dos mercadores que viviam o florescimento das rotas marítimas. A crise do século XIV