Trabalho Final
Norbert Elias
I - Introdução: Sociologia e História
O presente trabalho tem por objetivo fazer um breve resumo do livro A sociedade de corte de Norbert Elias, um dos mais influentes representantes da sociologia contemporânea, a análise de suas obras tem sido de grande contributo para o entendimento do comportamento do indivíduo.
Assim o autor vai buscar no Antigo Regime ou Ancien Régime, sistema social e político aristocrático estabelecido na França sob a dinastia dos Valois e Bourbon, entre os séculos XVII e XVIII; um campo fértil para a investigação sociológica.
Esse estilo de governo marcou a Europa na Idade Moderna. Na esfera política, era caracterizado pelo absolutismo, ou seja, uma monarquia absolutista, na qual o soberano concentrava em suas mãos os modernos poderes executivo, legislativo e judicial; na economia, vigorava o mercantilismo, marcado pelo acúmulo de capital realizado pelas nações.
O autor traça em linhas claras de como se deu o processo de organização administrativa, perpassando do antigo regime até os Estados nacionais Industrial; onde cada vez mais, são definidos os interesses pessoais dos oficiais, essa separação de domínio apareceu de forma esporádica e rudimentar. Segundo Elias, onde quer que fosse esse o caso, nos grandes reinos da Antiguidade em que, a corte dos monarcas e a sociedade de gente da corte constituíam uma formação de elite poderosa e cheia de prestígio.
Para entender essa formação social, o autor coloca a seguinte pergunta: qual a questão da dinâmica de desenvolvimento da sociedade, de como e por que se forma, durante determinada fase do desenvolvimento do Estado, uma posição social que concentra nas mãos de um único homem uma abundância de poder extraordinária?
Para responder o questionamento, Norbert, propõe: uma mudança da perspectiva histórica para a sociológica. A primeira propõe analisar, indivíduos singulares, que nesse caso são reis singulares; a segunda evidencia as posições sociais, nesse