Corrosão - Importância
NOVEMBRO/2013
CORROSÃO – IMPORTÂNCIA E CONSEQUENCIAS
NOVEMBRO/2013
OBJETIVOS
Abordar alguns métodos de corrosão, indicando suas consequências e qual a sua importância.
INTRODUÇÃO
A corrosão metálica é a transformação de um material ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia.
Quase sempre, a corrosão metálica (por mecanismo eletroquímico), está associada à exposição do metal num meio no qual existem moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor.
.
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA CORROSÃO
O avanço tecnológico tem levado os pesquisadores a desenvolver materiais metálicos com propriedades físicas e químicas que satisfaçam às exigências mais sofisticadas. Como exemplos destas propriedades podem ser citados a ductibilidade e maleabilidade (a frio e a quente), condutividade térmica e elétrica e resistência mecânica aos diversos tipos de esforços mecânicos.
Apesar do avanço tecnológico no desenvolvimento desses materiais e seu uso generalizado, quase todas as ligas metálicas se deterioram, como consequência do ataque pelo meio onde são usadas. Porém, estas reações de deterioração, geralmente, processam-se de maneira lenta, permitindo o uso generalizado de materiais nos diversos meios. Se protegidos adequadamente, tais materiais podem atingir elevada durabilidade.
Os motivos apresentados acima demonstram o interesse no estudo da corrosão em cursos de engenharias. Estes interesses podem ser chamados de razões técnico-econômicas. As perdas causadas pela corrosão podem ser classificadas em diretas e indiretas. São perdas diretas:
Os custos de substituição