corrosao
HISTÓRICO
A palavra CORROSÃO provém da palavra latina CORRODERE, cujo significado é destruir rapidamente deixando uma superfície irregular, chega-se a essa conclusão quando se procura a tradução da palavra CORRODERE, como mostra a figura 8.
Figura 8 - Tradução da palavra latina CORREDERE.
Esta palavra CORRODERE foi traduzida para o Inglês como CORROSION e depois trazida para a língua Portuguesa como CORROSÃO, palavra que nos dias atuais virou um sinônimo genérico de destruição.
O estudo da corrosão envolve conhecimento de vários campos entre os quais pode-se destacar:
- Eletroquímica
- Metalurgia
- Termodinâmica
- Físico – química
DEFINIÇÕES BÁSICAS
CORROSÃO
Tudo no universo caminha ou tende para uma situação de menor energia. Por isso, os metais encontram-se na natureza sob a forma de compostos, como óxidos, sulfetos etc. Esse fato leva os metais beneficiados (purificados) a retornarem a sua forma original de óxidos ou outro composto espontaneamente, quando expostos ao tempo.
Por exemplo: O Ferro quando exposto ao oxigênio e/ou meios aquosos se enferruja, objetos de prata escurecem, enquanto que os de latão, ficam esverdeados. Essas transformações são na verdade uma volta do metal que foi beneficiado à sua origem. A isso se chama CORROSÃO.
O estudo da CORROSÃO não se limita a responder porque ocorre, mas também se preocupa com o desenvolvimento de metais e métodos de proteção que mantenham o metal puro por maior tempo.
Com base nos conceitos iniciais expostos acima existem várias maneiras, mais elegantes, de se definir o fenômeno CORROSÃO que dependem da formação de cada observador:
- Para QUÍMICOS: A corrosão pode ser definida como um processo de óxido-redução, provocado pela diferença de eletronegatividade dos elementos químicos.
- Para MÉDICOS: A corrosão é uma doença incurável onde a única possibilidade é se pesquisar métodos de prolongar a vida do