mudanças de clima
11/06/2010
Mais de 1,4 bilhões de pessoas dependentes da água proveniente dos rios Indu, Ganges,Brahmaputra, Yangtze e Amarelo podem ser afetadas pelos efeitos das mudanças climáticas à montante destas bacias.
A neve e os estoques de gelo no topo das montanhas asiáticas contribuem para o fluxo de água nestes rios, e provavelmente serão afetadas “substancialmente” pelas mudanças do clima, demonstra um estudo publicado hoje na revista Science.
Os pesquisadores holandeses alegam que não têm como dizer qual será a magnitude do impacto, porém explicam qual a importância da água do degelo para todas as cinco bacias, sendo extremamente necessária para o Indu, importante para o Brahmaputra e com um papel moderado para o abastecimento do Ganges, Yangtze e Amarelo.
Outra grande diferença entre as bacias, segundo os autores do estudo, é a extensão na qual a disponibilidade de água e segurança alimentar serão afetados. O Brahmaputra e o Indu são os mais susceptíveis a redução de fluxo, ameaçando a segurança alimentar de cerca de 60 milhões de pessoas.
As mudanças climáticas podem tornar as áreas de preservação ambiental obsoletas e ineficazes na proteção dos animais que habitam esses espaços de floresta. A constatação foi feita por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), que publicou recentemente dois trabalhos em um jornal científico internacional. A descoberta adiciona mais uma faceta a um problema amplamente discutido pela comunidade científica: o encolhimento dos habitats de diversas espécies.
O trabalho dos pesquisadores combinou diferentes dados. Eles usaram seis modelos que sugerem a distribuição dos animais na região da Mata Atlântica, quatro previsões de variação do clima – que tomam por base diferentes cálculos de emissão de gases do efeito estufa e outras variáveis –, além de dez outros conjuntos parciais de dados. Foram feitas 60 projeções para cada espécie a partir