trabalho de libras
A surdez não é só uma deficiência auditiva, é também uma diferença linguística, onde se caracteriza uma identidade cultural.
Os deficientes auditivos possuem comunidades surdas onde desenvolvem a língua de sinais tornando o espaço visual seu principal meio de conhecer o mundo, substituindo sua fala e audição.
Embora essa comunidade exista , e contribuem para seu desenvolvimento, os surdos ainda enfrentam barreiras na sociedade, muitas são as dificuldades na sua inclusão em escolas regulares, o motivo desses desafios é a falta de preparo dos educadores atuais e de escolas que ainda não possuem matérias adequadas. A inclusão social entre surdos e ouvintes embora exista dificuldades, é de suma importância, pois irá auxiliar no desenvolvimento do mesmo, já que possuem uma linguagem objetiva e fácil de ser compreendido, basto estuda-los.
Aspectos Médicos
De acordo com termos médicos a surdez se caracteriza em níveis de ligeiro ao profundo e é chamada de deficiência auditiva ou hipocusiatrês.
A diferentes tipos surdez, ela se caracteriza de acordo com o grau da perda, entre ela existem a perda auditiva leve que não tem efeito significativo, pois não interfere no seu desenvolvimento, a moderada pode interferir no desenvolvimento da fala e linguagem, mas não a impede de falar, a severa interfere no desenvolvimento da fala e linguagem, mas com o auxilio do aparelho auditivo é possível desenvolver a fala, e a profunda onde a linguagem dificilmente ocorre.
Aspectos culturais
Em termos culturais, surdez é descrita como uma diferença linguística a qual é partilhada entre indivíduos surdos.
É a base que se constroem uma forma e estrutura surda, onde seu principal elemento que se espelha é a língua de sinais.
A surdez além de ser um fenômeno fisiológico e também um modo de vida, nas ultimas décadas ele tem desempenhado um papel cada vez mais unificado.
Aspectos sociais
Tem sido um desafio