Relatorio Plano Inclinado
CINEMÁTICA SOBRE UM PLANO INCLINADO
PROFESSOR: Samuel Leite ALUNOS: Murilo Blanco Flor
Aryele Rezende
Larissa Maraes
1 - INTRODUÇÃO
Um plano inclinado consiste em um sistema com uma superfície plana com certa inclinação em relação a uma horizontal, sendo o ângulo entre ele menor que o ângulo reto, capaz de observar o movimento de objetos em linha reta, Galileu Galilei (1564-1642) afirmava, por exemplo, que um móvel em linha reta deve manter seu estado de movimento para sempre, sem nenhuma força externa necessária para isto, e utilizou de planos inclinados para testar suas hipóteses. A aceleração com que um objeto desce em um plano inclinado independe de sua massa, sendo esta aceleração constante e a variação de sua velocidade proporcional tal que o gráfico do experimento com o plano forneça uma reta crescente.
Na dinâmica as leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças. Essas leis foram expressas nas mais diferentes formas nos últimos três séculos.
De acordo com as leis de Newton quando um corpo qualquer se move sem atrito em plano inclinado, a componente P, do peso não se cancela com a Força Normal, sendo assim, sua força resultante é responsável por sua aceleração.
Para determinar a aceleração em um plano inclinado, temos a equação: a = g.senθ
A velocidade será dada por:
V= V0 + a.t
A posição do objeto no movimento acelerado:
X =Xo + Vo t + ½ a t²
Tomando como origem a posição inicial do corpo, X0 = 0, a equação que caracteriza o movimento é:
X =1/2a.t²
2 - OBJETIVO
O experimento tem por objetivo estudar o movimento de um objeto num plano inclinado sem atrito, saindo do repouso e avaliar sua velocidade sujeita a uma aceleração