relatorio Plano inclinado
Campus Campo Mourão
Curso Superior de Licenciatura em Química
Aline Oliveira
Ana Luiza Francischette Izaias
Bruna Daniely Bassetti Vitor Hugo Montemezzo
PLANO INCLINADO
RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL
Relatório de aula experimental apresentado à disciplina de Física como requisito parcial para aprovação nesta disciplina.
Prof.: Sérgio Henrique Fernandes
CAMPO MOURÃO
Setembro de 2013
INTRODUÇÃO
Chama-se força de atrito estático a força que se opõe ao início do movimento entre as superfícies, ou o atrito de rolamento de uma superfície sobre a outra.
Quando se tenta empurrar uma caixa em repouso em relação ao solo, nota-se que se pode gradualmente ir aumentando a força sobre a caixa sem que esta se mova. A força se opõe à força aplicada sobre a caixa, e esta se soma para dar uma resultante nula de força. O que é necessário para manter a caixa em repouso é justamente o atrito estático que atua na caixa. A força de atrito estático é em módulo igual ao da componente desta força paralela à superfície, e iguala-se à de atrito estático máxima.
OBJETIVO
Observar os estudos das forças atuantes na dinâmica das leis de Newton, tais como a força motora de Px e suas equilibrantes (Força de tensão, compressão, atrito e etc), a componente do peso P perpendicular à rampa, Py e sua equilibrante (Força normal N) e assim, determinar a dependência de:
Px e Py em função do ângulo de inclinação da rampa;
Px e Py em função da massa envolvida e da aceleração gravitacional no local. Determinar o módulo da velocidade escalar, da aceleração do móvel e determinar da velocidade média de um móvel através de medições de deslocamentos e intervalos de tempo;
MATERIAIS UTILIZADOS
Plano Inclinado;
Carro;
Fita métrica;
Cronômetro com sensor;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Colocou-se um planador com dois sensores, um na posição inicial e outro