A família
Disciplina: Marketing
Módulo nº4 – Marketing de Serviços
Tema: Vodafone
Docente: Ana Silva
Discentes: Daniela Cartaxo Nº2 Daniela Encarnação Nº3
Mónica Pedro Nº9
Ano e Turma: 2º A
Índice
Contents
História da Vodafone
O projecto Telecel iniciou-se em 1990, com a constituição de um consórcio que apresentou a sua candidatura ao concurso de atribuição da licença GSM/Serviço móvel terrestre, no contexto do processo de liberalização do sector das telecomunicações.
A Telecel foi constituída como empresa em Maio de 1991 e, em Outubro, do mesmo ano, foi-lhe atribuída a licença GSM. Começou a operar em 1992, como um investimento baseado em capitais nacionais (grupos Espírito Santo e Amorim), liderado, desde o arranque, pelo ainda presidente António Carrapatoso.
A Telecel inaugurou a sua actividade comercial a 18 de Outubro de 1992, disponibilizando de imediato ao público um serviço de comunicações celulares GSM (Global System for Mobile Communications) totalmente operacional, cobrindo 57% do território e 83% da população de Portugal. A entrada da Telecel ocorreu num sector que até então era um exclusivo do operador estatal TMN.
Em finais de 1996, as acções da Telecel foram admitidas à cotação no mercado oficial da Bolsa de Valores de Lisboa. Com a dispersão do seu capital em bolsa, a norte-americana Airtouch conseguiu adquirir um número considerável de acções, passando a ser o seu maior accionista.
Em 1998, a Vodafone ganhou a licença de ISP para a prestação de Serviço Internet. No início de 1999, a Airtouch foi comprada pela Vodafone, passando a Telecel a ser controlada por capitais britânicos. Em Dezembro de 2000, foi atribuída à Telecel a licença UMTS (Universal Mobile Telecommunications System), ou seja, a 3ª geração de telemovéis móvel.
A 1 de Janeiro de 2000, lançou uma oferta de acesso fixo indirecto (solução de rede fixa) através do