Corrosão na Construção Civil
FABIELI RODRIGUES
JONAS ANDERSON RODRIGUES
CORROSÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ITAJAÍ
2013
FABIELI RODRIGUES
JONAS ANDERSON RODRIGUES
CORROSÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho apresentado para avaliação referente à disciplina de Química, curso de Engenharia Civil, CTT-MAR.
Professora: Márcia Gilmara Marian Vieira
ITAJAÍ
2013
Introdução
A corrosão é um processo eletroquímico que se instala quando houver a presença de quatro condições: dois metais, ou duas posições no mesmo metal, em diferentes níveis de energia, um eletrólito, isto é, meio ou solução condutora de íons, a presença de oxigênio e uma conexão metálica.
Nas peças de concreto armado é o que se dá: as armaduras apresentam níveis de energia diferentes, o concreto atua como eletrólito, pois é um pseudo-sólido, o oxigênio é o da atmosfera e o condutor metálico é a própria ferragem.
As diferenças de potencial em dois pontos quaisquer das armaduras podem ter sido originadas pela diferença de aeração, umidade, concentração salina ou tensão no concreto e no aço.
Desta forma, é desencadeado micro pilhas em série, o que corresponde á corrosão generalizada.
A corrosão pode ser acelerada por agentes contidos ou absorvidos pelo concreto, e a única maneira de interromper os processos de corrosão em estruturas de concreto armado é colocar-se outro metal para corroer em lugar ao aço.
Corrosão na Construção Civil
Pode-se definir corrosão como sendo a deterioração de um material metálico por ação química ou eletroquímica do meio ambiente aliada ou não a esforços mecânicos. Consideram também como corrosão a deterioração de materiais não metálicos, como por exemplo, concreto, borracha, polímeros e a madeira, devido à ação do meio ambiente.
A corrosão de maneira geral é um processo espontâneo, que está constantemente modificando materias metálicos, de modo que o seu