Corrosão na Construção civil AED Quimica PU GO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – TURMA C01 – 1
CORROSÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
GOIÂNIA
2013
ÍNDICE
I Introdução 04
II Objetivo 05
III Desenvolvimento 06
1. Tipos de Corrosão 06
2. prevenção 07
IV Conclusão 11
V Referências bibliográficas 12
I Introdução
A maioria dos materiais em contato com o meio ambiente, como por exemplo a atmosfera, formam um sistema termodinamicamente instável.. Por corrosão propriamente dita entende-se o ataque de natureza preponderantemente eletroquímica, que ocorre em meio aquoso. A corrosão acontece quando é formada uma película de eletrólito sobre a superfície dos fios ou barras de aço. Esta película é causada pela presença de umidade no concreto, salvo situações especiais e muito raras, tais como dentro de estufas ou sob ação de elevadas temperaturas (> 80°C) e em ambientes de baixa umidade relativa (U.R.< 50%). Este tipo de corrosão é também responsável pelo ataque que sofrem as armaduras antes de seu emprego, quando ainda armazenadas no canteiro. É o tipo de corrosão que o engenheiro civil deve conhecer e com a qual deve se preocupar. É melhor e mais simples preveni-la do que tentar saná-la depois de iniciado o processo.
II Objetivo
Pesquisar e conhecer sobre a corrosão e deterioração dos materiais usados na construção civil pela ação do meio ambiente e da maneira em que são usados.
III Desenvolvimento
3. Tipos de Corrosão
A corrosão é a deterioração do metal quando este entra em contato com gases nocivos ou umidade. Em uma obra de construção civil a deterioração dos metais usados produz alterações prejudiciais e indesejáveis