Trabalho Norma 13818
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
DRIELLE SANTOS MARTINS
DANIELE APARECIDA
GABRIELA NOGUEIRA
MARINA RODRIGUES
THIAGO MACEDO
WILLIAN DA FONSECA
VÍRGÍNIA BEATRIZ MOREIRA
TRABALHO DE MATERIAS DE CONSTRUÇÃO II
ITAÚNA
2015
UNIVERSIDADE DE ITAÚNA
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO DE MATERIAS DE CONSTRUÇÃO II
NBR 13818 – PLACAS CERÂMICAS PARA REVESTIMENTO: ESPECIFICAÇÃO E MÉTODOS DE ENSAIO
Professor Orientador: Osvaldo Sena Guimarães
ITAÚNA
2015
ANÁLISE VISUAL DO ASPECTO SUPERFICIAL
A partir dos anos 50, ocorreu uma grande revolução tecnológica no setor dos revestimentos cerâmicos, atingindo materiais, processos e execução que invalidou as normas preexistentes sobre o assunto. Novas e adequadas normas brasileiras foram mais aprimoradas nos anos 90, com visíveis benefícios, mas o vulto das inovações foi de tal monta que perduram até hoje. Neste trabalho foi feito uma análise visual do aspecto superficial dos pisos e azulejos.
A norma ABNT 13.818 (Especificação de ensaios dos cerâmicos) Esta norma especifica as características exigíveis para fabricação, marcação e declaração em catálogos, inspeção, amostragem, ensaios e aceitação de placas cerâmicas para revestimento.
Quando aplicada à placa cerâmica para revestimentos com dimensões abaixo de 7,5 cm, deverá obedecer às características exigidas. Como toda norma esta sujeita a revisão, recomenda-se aqueles que realizam acordos com base nesta verifiquem as conveniências de se usarem as edições mais recentes das normas. Por acordo entre fabricante e comprador dois ou mais lotes podem ser considerados homogêneos quando as dimensões e absorção de água tiverem a mesma base (massa) com diferentes esmaltes. As características para usos específicos solicitados pelo cliente ou declarados pelo fabricante possuem métodos de ensaio, como será apresentado a seguir. Análise visual dos aspectos superficial
Aparelhagem
Lâmpada com temperatura de cor de 6000k a