TRABALHO MARCELO
Esta Reportagem foi marcada pelo bloqueio dos caminhoneiros das estradas impedindo a circulação de mercadorias com isso vários produtos foram perdidos, suas principais reivindicações eram em relação ao preço do óleo diesel e o aumento de pedágios e o valor relativo do frete que permaneceria o mesmo.
Com isso grandes frigoríficos da região Sul não receberam aves e suínos para abate; as linhas de produção pararam e milhares de funcionários foram dispensados. Foi registrada situação parecida nos laticínios aonde o leite não chegou. Sem ter como retirar o produto das propriedades muitos agricultores não tiveram outra alternativa e jogaram tudo fora.
Muito difícil também a saída de caminhões carregados de soja das cooperativas, e vários caminhões carregados parados nas estradas e consequentemente as cooperativas ficaram cheias de grãos não podendo fazer a retirada da mercadoria.
Os agricultores tiveram vários prejuízos pelo fato de não haver transporte para a circulação de mercadorias e insumos vários mercados e postos de gasolina ficaram sem produtos, sendo uma semana muito complicada para o comercio
Outro fator muito importante resaltado nessa reportagem foi a falta d'água que tem obrigado a buscar novos caminhos para enfrentar o problema da preservação e do abastecimento. Com vários projetos simples e eficiente recupera antigas lagoas, que voltam a funcionar como importantes reservatórios.
Alguns agricultores pensaram em fazer a manutenção da lagoa, mas a intervenção precisa ser autorizada pelo órgão ambiental.
A lagoa do agricultor está em processo de limpeza graças ao projeto Lagoa Viva, um trabalho desenvolvido pela prefeitura. O projeto, que tem autorização dos órgãos ambientais e dinheiro de uma empresa da região, está sendo executado em caráter experimental.
08/03/2015 GLOBO RURAL
A reportagem abrange a busca por novas tecnologias deve levar milhares de