A importância do aluno na Educação a Distância
A Educação a Distância possui seus primeiros registros há muito tempo, porém no início ela vem mais como uma ideia de contato entre pessoas distantes através das correspondências impressas, do que com a ideia de educação. Com o passar dos anos percebeu-se a oportunidade de fazer com que mais pessoas tivessem acesso a educação e portanto começaram a dar mais importância neste sistema de interação, pois perceberam que trazer isso para o sistema educacional traria resultados positivos para a educação e com isso novas tecnologias foram sendo propostas e trabalhadas pra esse sistema educacional.
Esse sistema educacional no Brasil vem trazendo resultados de sucesso na educação em nossa sociedade, ela conseguiu atingiu locais onde a educação antes não chegava por dificuldades geográficas, pessoas sem nenhum acesso a uma educação de qualidade, hoje conseguem ter um ensino de grande aproveitamento, consegue ainda oportunizar uma interação entre pessoas de diferentes lugares, culturas, uma oportunidade de conhecer o novo, de se socializar mais.
Porém o sucesso deste sistema educacional depende e muito do aluno que é agente principal na EAD, isso porque ele precisa ter primeiramente autonomia para estudar, consciência e disciplina para conseguir estudar. Como muito bem aponta Freire (2005) “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar condições para que ele ocorra”, ou seja, na Educação a Distância o aluno aprende a estudar, diferentemente muitas vezes dos alunos de escolas presencias que apenas repetem e aprendem o ensino conforme os seus professores passam, deixando assim de serem cidadãos ativos para passivos, que apenas repetem o que outra pessoa fala.
Isso ocorre porque como a EAD te oferece à oportunidade de estudar em horários e ambientes diferenciados do ensino presencial, o aluno precisa ter foco e saber que ele precisa se organizar para estudar.
Costumamos dizer que realmente aprendemos a estudar com a