pedagogia
O trabalho aqui apresentado foi elaborado por meio de um estudo e pesquisa bibliográfica que irá exemplificar o que é a pedagogia e o papel do pedagogo.
Tem como principal objetivo o aprofundamento e a avaliação mais crítica do que realmente significa educar.
Os pontos principais abordados serão a importância da pedagogia e do pedagogo nas escolas e para as crianças.
2 ESTUDO DA EDUCAÇAO.
A palavra pedagogia tem origem etimológica, na Grécia Antiga do termo (paidés, “criança”) e (ago,”conduzir”) e (pelo “aio”) e é uma disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. Conforme Vigotski, Lev Semenovich, (2000): “Pedagogia é a ciência que tem o processo de ensino e aprendizagem”.
A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático. Conforme os autores Franco, Libâneo e Pimenta (2007):
O papel da Pedagogia é promover mudanças qualitativas no desenvolvimento e na aprendizagem das pessoas, visando ajudá-las a se constituírem como sujeitos, a melhorar sua capacidade de ação e as competências para viver e agir na sociedade e na comunidade. (FRANCO; LIBÂNEO; PIMENTA, 2007, p.89).
A educação tem papel determinante no desenvolvimento. A aprendizagem é um ato social que direciona o desenvolvimento e acontece em toda a realidade social, dentro ou fora da escola, pela mediação com um sujeito mais experiente.
Denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a pedagogia apenas, atualmente, é uma graduação e que, por parte do MEC- ministério da educação e cultura é um curso que cuida dos assuntos relacionados à educação por excelência, portanto se trata de uma licenciatura, tendo a docência como base obrigatória de sua formação, luta pela qualidade da educação, avalia as técnicas dos professores no Brasil, com isso percebe-se que o