Corros O Microbiol Gica
5005 palavras
21 páginas
1 Corrosão Microbiológica Definição : Nome dado ao fenômeno, pois se destina expressar a participação dos microorganismos nos processos de corrosão.
Os microorganismos atuam no fenômeno de uma maneira ativa sem alterar a natureza eletroquímica do processo.
A atuação dos microorganismos no processo de corrosão se da por:
1 Originando pilhas de geração diferencial por efeito, que é um consumo desigual de oxigênio em áreas localizadas;
2 Produzindo substancias corrosivas, originarias do seu crescimento ou do metabolismo microbiano.
2 Resenha Histórica Garret, J. H., 1981, mencionou o processo de corrosão microbiológica num estudo sobre á corrosão do chumbo ao amoníaco, nitratos e nitritos produzidos pelas bactérias. Gaines, R. H., 1910, estabelece que a corrosão do fero em solos ou meio aquoso é devida á ação bacteriana de diversos tipos de bactérias (bactérias vinculadas ao ciclo do enxofre e de bactérias associadas á corrosão do ferro).
Bengough, G. D. e May, R. J., 1924, avaliaram a corrosão de ligas de cobre pela produção de álcali (amoníaco) por algumas bactérias.
Von Wolzogen kühr, C. A. H. e Van Den Vlugt, 1934, apresentam casos de corrosão em ausência de oxigênio devido á ação de bactérias redutoras em encanamentos de ferro fundido.
Horvath, J. e Novak, M, 1959 apresentam estudo sobre a despolarização catódica devido a culturas de bactérias redutoras de sulfetos em eletrodos de aço.
1
3 Aspectos Econômicos e Incidência Prática Nos encanamentos subterrâneos a corrosão microbiológica já causou prejuízos de milhões de dólares em todo o mundo. Booth (1964) estimou que 50% dos casos de corrosão das redes de encanamento eram devido à ação microbiana, por isso, ocasionamse enormes perdas nos sistemas de bombeamento dos mesmos. Os danos causados pela ação microbiana em