Correção monetária integral
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CORREÇÃO MONETÁRIA INTEGRAL
Por: Adriana Ribeiro Galvão Giovanni Moura Furini Juliana dos Santos Tomas Giovane do nascimento
Abril de 2002
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como temática a correção monetária integral, que no Brasil foi sistemática obrigatória apenas para as sociedades anônimas de capital aberto até 31-12-1995, ficando facultativa a partir de 1º/01/1996.
Será feita uma abordagem ampla do porquê de tal sistemática, destacando conceitos, demonstrando a utilidade para a entidade e seus usuários externos e internos que dependem dos relatórios financeiros gerados pela contabilidade financeira, como o Balanço Patrimonial e a Demostração do Resultado do Exercício, adequando-os à realidade, ou seja, atualizados monetariamente conforme os índices de valorização ou não da moeda corrente (deflação ou inflação) para posterior comparativo ou confronto entre período, para demonstrar que é ferramenta de extrema utilidade para a contabilidade gerencial no que diz respeito a tomada de decisões.
Destacando que a metodologia restringiu-se à pesquisa bibliográfica por acadêmicos para apresentação do trabalho em sala de aula para o curso de ciências contábeis.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Os relatórios gerados pela contabilidade financeira são ferramentas de extrema importância, sendo o melhor meio de comunicação das informações referente a empresa.
Servindo a