Fundamentos da psicologia organizacional
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
JUAREZ JÚNIOR
FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL PROFESSOR: JADIR
JOINVILLE
2011
1. CITAÇÕES
“Relativamente à questão da cultura organizacional, concluo que, embora a grande maioria dos entrevistados afirmasse tratar-se de um elemento que nenhuma empresa no futuro poderá se esquivar de ter presente em seus planos estratégicos, ainda é visto e sentido como algo bastante vago, principalmente pelos trabalhadores operacionais.” (MARRAS, 2005, p. 189).
“A empresa deve ter um ambiente de trabalho excelente, agradável e gostoso, dentro do qual as pessoas gostam de permanecer e compartilhar. A isso se dá o nome de clima organizacional: a maneira pela qual as pessoas se sentem satisfeitas e percebem positivamente o seu ambiente de trabalho. O clima depende da cultura organizacional, a qual representa a maneira de pensar, sentir e agir de uma empresa, o modo como as pessoas se relacionam, como elas são tratadas, como são consideradas e como são valorizadas. A cultura decorre da maneira como o empreendedor visualiza seu negócio e a participação de sua equipe no seu sucesso. Daí a importância de uma cultura democrática, participativa e envolvente, na qual as pessoas se sentem donas, sócias ou proprietárias do negócio” (CHIAVENATO, 2012, p. 196).
“Quando se consegue criar um clima organizacional que propicie a satisfação das necessidades de seus participantes e que canalize seu comportamento motivado para a realização dos objetivos da organização, simultaneamente, tem-se um clima propício ao aumento da eficácia da mesma”. (KANAANE, 1999, p. 40).
“A Psicologia Organizacional não se restringe a gestão de pessoas, também dá atenção a saúde do trabalhador e da organização. O psicólogo nesse contexto será majoritariamente uma ponte de comunicação entre os interesses de “patrões e empregados”. A saúde e boas