Bpm - business process management
Business Process Management (BPM) consiste em uma metodologia de gestão para gerenciamento de processos, que pode ser auxiliada por ferramentas tecnológicas.
Um processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência determinada que produz um bem ou um serviço. Pode ser encarado, também, como qualquer atividade ou conjunto de atividades onde há uma entrada, uma transformação, e uma saída. Não necessariamente a entrada de que estamos nos referindo é material, podendo ser informação, por exemplo.
O BPM ajuda as empresas a identificarem a importância estratégica de seus processos e a tirarem vantagens competitivas disso. Serve também para proporcionar ao gestor uma maior facilidade de encontrar oportunidades de melhoria para o serviço prestado ao cliente, através de indicadores de resultados.
Ajuda também a controlar processos através de uma série de índices de avaliação de processos. Por exemplo, pode ser avaliado o tempo de execução do processo, melhorias de desempenho, e acompanhamento do processo corrente. Estes índices devem ser voltados às necessidades da empresa, referentes aos seus processos especificamente.
O BPM pode gerar melhorias em termos de rapidez em que o processo é realizado, eficácia, qualidade e custo. Onde pode ser utilizado em uma grande variedade de setores. Por exemplo, no setor de varejo, no setor industrial,no setor governamental, etc. Pode, também, ser utilizado em diversos departamentos das empresas, como por exemplo, no departamento financeiro, de recursos humanos, comercial, etc. Todos eles apresentam processos. A metodologia do BPM permite que, através de uma execução e de um controle mais eficazes, processos possam ser melhorados em qualquer uma dessas áreas.
Dentre várias empresas que usam o BPM estão essas aqui: * IBM * SAP * Oracle
O que mostra que o BPM pode ser muito