BPM - Business Process Management
- As soluções de BPM servem ainda para medir , analisar e aperfeiçoar a gestão do negócio e dos processos de análise financeira de uma empresa .
- O conceito de BPM surgiu há pouco mais de 4 anos nos Estados Unidos , mas somente em 2003 começou a ser utilizado em grande escala por organizações interessadas em novas ferramentas para a implementação e controle de suas estratégias .
- BPM ( Business Process Management , ou Gestão da Performance Corporativa ) é uma categoria de sistemas focada em acompanhamento de performance .
- O aparecimento do BPM aconteceu a partir da onda de implementação dos sistemas integrados de gestão ( ERPs ) nas grandes empresas privadas , no final da década passada ( estão nessa categoria produtos como SAP , Peoplesoft e seus similares nacionais Microsiga , Datasul etc .
- O BPM permite a análise , definição , execução , monitoramento e administração de processos , incluindo o suporte para a interação entre pessoas e aplicações informatizadas diversas .
- As soluções de BPM são vistas como aplicações cujo principal propósito é medir , analisar e otimizar a gestão do negócio e os processos de análise financeira da empresa .
- Estrutura do BPM O ponto certeiro que o BPM ataca é justamente a automação de processos por toda a empresa , mas com total aderência às modificações de negócio que um mercado de forte concorrência exige .
- Uma ferramenta de BPM deve suportar as atividades básicas da gestão , que podem ser resumidas em : • Definir uma estratégia para conduzir a performance; • Traduzir a estratégia em objetivos , indicadores e metas; • Monitorar o progresso em relação às metas; • Analisar os motivos em caso de metas não atingidas; • Selecionar e implementar ações corretivas; Sistemas de BPM servem para ajudar a empresa a controlar melhor seus próprios processos , a reformá-los