Corpo, gênero e sexualidade
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
.
Disciplina: CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE
Atividade 1
1. O que é transexualidade e travestismo? Quais as aproximações e os distanciamentos entre ambos.
A transexualidade ocorre quando uma pessoa se percebe, vive e sente que é o oposto de seu sexo biológico, ou seja, uma pessoa que nasce em um corpo masculino, mas vive como se fosse uma mulher, ou o contrário. O travetismo é o termo usado para pessoas que nascem homens ou mulheres, e por algum motivo, se vestem e adotam comportamentos do gênero divergente. Os denominados “trans”, migram de um gênero ao outro, ultrapassando a fronteira entre os gêneros. Os transexuais nascem presos a um corpo, seja ele masculino ou feminino, mas, se sentem no sexo oposto, é como se nascessem no “corpo errado”, normalmente as características de pele, voz, cabelo também são do sexo oposto; já os travestis, nascem homens e mulheres, mas, em determinada fase, mudam, e passam a adotar características diferentes do seu sexo.
2. No livro você encontra várias definições do que é gênero. Escolha a definição que se mostrou mais clara e compreensiva para você.
“Gênero é a construção social do sexo” (GOELLNER, 2011. Pág. 17). Achei esta definição muito clara e compreensiva, uma vez que a autora expõe muito bem que o gênero é construído pelo ambiente social e cultural em que vive o indivíduo. Desde muito cedo recebemos estímulos do que é considerado certo e desejável para o nosso gênero, isto forma em cada um uma personalidade de homem e mulher, não apenas pela anatomia de nossos corpos, mas pela maneira de se comportar, agir e expressar. E o que antes era absurdo pode ser aceitável com o passar do tempo, o que pra alguns é aceitável, para outros pode não ser. Tudo vai depender da sociedade onde está incerido, suas crenças e culturas.
3. A temática da sexualidade foi abordada em vários textos.