Corpo gênero e sexualidade, louro, guacira
Titulo: Corpo Gênero e Sexualidade: Um debate contemporâneo na educação
Publicação: Rio de Janeiro
Editora Vozes, 2010, 5ª edição, 191 páginas
Tipo de livro: Resultado do encontro de vários estudiosos sobre questões relacionadas à saúde, religião, educação, corpo, sexo, gênero.
A resenha será baseada no 13º texto intitulado: Corpos modificados, O Saudável e o Doente na Cibercultura de Edvaldo Souza Couto.
O 13º texto, trata de uma nova visão do corpo humano, o pós biológico e não será normal aquele que tem algum defeito ou problema e todos que não seguirem as tendências do pós biológico farão parte de um mundo não evoluído já que a tecnologia faz parte não só do nosso cotidiano, mas passa a fazer parte de nossos corpos.
Edvaldo Souza Couto é Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1985), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor Associado na Universidade Federal da Bahia, no Departamento de Educação II. Dentre outros, publicou os seguintes livros: "Transexualidade. O corpo em mutação" (GGB, 1999), "O homem-satélite. Estética e mutações do corpo na sociedade tecnológica" (Unijui, 2000), é co-organizador dos livros "Corpos mutantes. Ensaios sobre novas (d)eficiências corporais", "Walter Benjamin: formas de percepção estética na modernidade" (Quarteto, 2008) e “A vida no Orkut. Narrativas e aprendizagens nas redes sociais” (EDUFBA, no prelo). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Comunicação e Tecnologias e também tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética Contemporânea: Escola de Frankfurt (Benjamin e Adorno) e Simondon. Estuda principalmente os seguintes temas: estética; dimensão estética da educação; corpo; filosofia da técnica; educação, comunicação e tecnologias; cibercultura e novas