genero
RESENHA CRÍTICA
LOURO, L. Guacira. Currículo, Género e Sexualidade. Portugal: Porto Editora, 2001.
Acerca de nós
Silvana Vilodre Goellner
Publicado em Portugal, o livro Currículo, género e sexualidade de Guacira
Lopes Louro, reúne cinco textos transformados, aqui, em cinco capítulos, dois deles não publicados no Brasil, a saber: “Um olhar feminista sobre a educação”, que emerge de uma conferência realizada em Curitiba, em 1998, no “I
Encontro Paranaense de Estudos de Gênero” sob o título “Epistemologia feminista e teorização social – desafios, subversões e alianças”; e “Género e magistério: representações plurais”, adaptado de um artigo publicado na revista espanhola Archipiélago, em 1997, denominado “Género y magisterio en Brasil: identidad, historia y representación”.
Os três outros capítulos que compõem o livro já nos são conhecidos. São eles: “Segredos e mentiras do currículo. Sexualidade e género nas práticas escolares”, publicado no livro A Escola Cidadã, organizado por Luiz Heron da Silva; “Pedagogias da sexualidade” que integra o livro O corpo educado organizado pela própria Guacira e Corpo, escola e identidade, que faz parte da revista Educação & Realidade, volume 25 n. 2, agosto/dezembro de 2000, cuja temática central é a produção do corpo.
Ainda que não sejam textos inéditos para nós, vale ressaltar que, uma vez escolhidos para configurar esta publicação, possibilitam novas leituras, seja pelo ordenamento através do qual estão dispostos na obra e pelo cuidado da autora em esclarecer aos portugueses peculiaridades de nosso contexto cultural, seja pelo que ele diz e pelos efeitos que produz.
Se o livro pode impactar os/as portugueses/as pelo seu ineditismo, continua a nos impactar pelo que provoca, tanto do ponto de vista teórico quanto político. É impossível ler ou reler estes textos sem nos posicionarmos diante do que narram, afinal, eles dizem de nós, de nossa constituição como sujeitos,
de