CORANTES E CONSERVANTES
MARIA LUÍSA BORRAJO TONDO
MURILO ESCOBAR MARQUES
CORANTES E CONSERVANTES
OSÓRIO
2014
ANDRESSA KICHLER KERCHER
MARIA LUÍSA BORRAJO TONDO
MURILO ESCOBAR MARQUES
CORANTES E CONSERVANTES
Projeto de Pesquisa, com temas relativos á área Técnica de Meio Ambiente e Saúde.
Orientador: Prof.º Carlos Fontoura
Co-orientador: Prof.º Juliana Hogetop
OSÓRIO
2014
Sumario:
1. Introdução
A globalização trouxe para o homem moderno, inúmeros benefícios, facilitando sua vida, através da tecnologia e o uso de máquinas. Por outro lado, influenciaram, sobremaneira, seu modo de viver, seus costumes e seus hábitos, especialmente os alimentares.
A vida agitada tornou o tempo escasso. Assim, hoje são poucas as pessoas que param para cozinhar e preparar de forma saudável suas refeições. Com isso, as indústrias enxergaram uma maneira de conseguir aumentar seu faturamento, criando produtos prontos, instantâneos, que podem ser preparados de forma mais rápida.
Como a maioria dos alimentos fica no supermercado por muito tempo, eles acabam perdendo sua fonte atrativa, que seria a cor, o sabor e o cheiro. Para compensar são acrescentados em suas composições corantes e conservantes, que tem como objetivo diminuir os efeitos causados pelo tempo nos produtos. Estes elementos são denominados aditivos químicos, os quais serão o tema da presente pesquisa.
O conhecimento nesta área é muito vasto, entretanto, são poucas as pessoas que se preocupam com este assunto e grande parte da população acaba os ingerindo sem cuidado com a sua saúde.
Pesquisas comprovam que o uso indiscriminado destas substâncias provoca doenças graves e pode colocar em risco a vida das pessoas.
Em outono de 2002, por exemplo, foi publicado o primeiro estudo patrocinado pelo governo da Grã-Bretanha para encontrar a relação existente entre corantes e conservantes artificiais e