Importância dos Minerais
ESPECIALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO FUNCIONAL
MINERAIS
Professora: Esp. Rayara Isabella Pereira.
RECIFE, 2010
MINERAIS
Os Minerais são uma grande classe de micronutrientes, sendo em sua maioria considerados essências. São tradicionalmente divididos em macrominerais (elementos de volume) e microminerais (elementos-traço) que são os necessários em pequenas quantidades diárias (miligramas ou microgramas), para manutenção da normalidade metabólica das células.
Biodisponibilidade
Com exceção do ferro heme, os elementos as absorvidos no estado iônico, ou seja, os elementos que permanecerem ligados a moléculas orgânicas ou outros não estão biodisponivel e as eliminados nas fezes.
Após serem absorvidos na superfície da mucosa (borda em escova), devem se transferir através do citosol das células de absorção antes de serem transportados através da membrana basolateral (serosa) para o sangue. Esta saída do processo absortivo requer um mecanismo de transporte ativo. Ex: transferrina.
Muitas moléculas nos alimentos influenciam a biodisponibilidade, seja por intensificar ou inibir a absorção. Ex: ascorbato intensificador do ferro não heme. A biodisponibilidade pode ser influenciada também por fatores fisiológicos, (acidez gástrica), homeostase e estresse (que afetam a função do TGI).
Interação Mineral – Mineral.
Os minerais podem ter interações negativas com outros minerais, afetando sua absorção, transporte e armazenamento. Ex: a absorção de zinco é reduzida pela suplementação com ferro não-heme.
Funções:
Os elementos minerais têm muitos papeis essenciais como:
Regulam as atividades de muitas enzimas;
Mantém o equilíbrio ácido-base e a pressão osmótica;
Facilitam a transferrina, pela membrana, de nutrientes essenciais e outras molécula;
Mantém a irritabilidade nervosa e muscular.
Macrominerais:
São essências para os seres humanos adultos em quantidade de 100 mg/dia ou mais, são: Cálcio, Fósforo