Importância dos Minerais na Engenharia Civil
Esta representa uma imensa diversidade em sua composição, pois necessita de materiais distintos para sua concretização, tanto na parte física quanto na decorativa.
E, através dos recursos minerais, podemos obter: cimento, contra piso, janela, caixa d’água, vaso de planta, vaso sanitário, pia, computador, televisão, fogão, geladeira, gesso, energia elétrica, janela, telha, tijolo, piso, azulejo, ferragens, lâmpada, pintura, dentre outros itens essenciais para o crescimento econômico de um país. Sendo assim, é de suma importância ressaltar que os minerais fornecem para a sociedade diversas substâncias que devem ser obrigatoriamente consideradas pela mesma como um bem primordial e fundamental de primeira grandeza ou necessidade para as partes envolvidas mediante o processo.
Contudo, de acordo com os fatos relatados acima, em poucas palavras, mas de uma forma objetiva e direta, somos levados a acreditar, que a mineração representa um dos pilares do desenvolvimento econômico e do progresso material da sociedade moderna, pois os minerais possuem uma valiosa riqueza em sua composição que disponibilizam para toda uma sociedade requisitos básicos e de suma importância para as partes que queiram fazer o uso desses bens minerais que são fornecidos mediante a diversas e distintas rochas espalhadas pela crosta terrestre.
Areia + brita + calcário: Bloco Estrutural
Cobre + Petróleo: Fiação Elétrica
Quartzo + alumínio + Tungstênio: Lâmpada
Argila: é formada através da alteração de determinadas rochas, sendo constituída de minerais como a culinita, a ilita, a montmorileonita, os quartzos e os feldspatos.
A argila pode ser encontrada nas cores branca e vermelha, estando localizada em áreas próximas de rios. É composta de sedimentos muito finos e, quando misturada com água, torna-se uma massa maleável, muito utilizada na fabricação de tijolos, vasos, azulejos, pisos, entre outros.
Basalto: É uma rocha ígnea