Importância dos Minerais para o ser humano
Desde povos antigos, o homem sempre explorou os recursos naturais da natureza e com o tempo foi aprendendo a dominá-los. Gradualmente passaram a produzir ferramentas, construir edificações, meios de transportes, de acordo com as suas necessidades. Quanto mais necessidades, mas tinha a necessidade de se reinventar, aprimorando cada vez mais e explorando cada vez mais o que a natureza podia oferecer.
Desses recursos que o homem explora, existe o renovável, que são os que podem ser repostos pela natureza e o não renovável, que não podem ser repostos.
Os minerais são recursos naturais, que o homem aprendeu a utilizá-lo e hoje faz parte do seu dia-a-dia. Porém os minerais são recursos não renováveis, e para piorar muito deles só podem ser utilizados uma única vez, como por exemplo, a argila, o carvão mineral, entre outros. Existem também os que podem ser utilizado diversas vezes como o ferro, chumbo, cobre, porém cada vez que utilizado sua eficiência fica prejudicada, até se tornar imprestável.
A formação dos minerais pode chegar a demorar milhões de anos e a medida que são extraídos do solo, suas reservas vão diminuindo e poderá acabar definitivamente. Para que se evite isso, é necessário evitar desperdícios e se descobrir outros materiais e outras alternativas para substituir os minerais que ainda existem.
DESENVOLVIMENTO
Definição de minerais
Os minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, sem vida natural encontradas na crosta terrestre. Com exceção do mercúrio, os minerais são pesados, duros e compactos. Eles se formam dentro de diferentes tipos de rochas e para extraí-los, ás vezes é necessário cavar bem fundo, abrindo minas, poços e túneis.
Alguns minerais são compostos de elementos simples, como o cobre, o ouro, a platina e o enxofre. Outros são formados de dois ou mais elementos, como a mica formada por silicato de alumínio e de metais alcalinos, e o quartzo formado por óxido de silício.
Na natureza existe cerca de 2000