Recursos Minerais
Recursos Minerais
Objetivos
• Definir
recurso geológico e distinguir recursos renováveis de não renováveis; • Distinguir
recursos minerais metálicos de recursos minerais não
metálicos;
• Reconhecer
a importância dos recursos minerais para o ser humano;
• Relacionar
os impactos no ambiente em que o recurso é explorado com o processo de extracção e transformação de certos recursos geológicos; • Referir
quais os impactos positivos e negativos da exploração mineira; • Avaliar
os problemas ambientais da atividade mineira.
Introdução
Desde sempre o homem utilizou diferentes materiais de origem geológica que a natureza lhe foi proporcionando, como na idade da pedra, do ferro e do bronze. Na idade da Pedra, os objetos que o homem fabricava para depois utilizar eram produzidos a partir de materiais rochosos. Na idade do Ferro e do bronze, iniciou-se a utilização de metais.
Fig.1 – Utensílios da idade da pedra Fig.2 – Utensílios da idade do ferro Fig.3 – Utensílios da idade do bronze Os recursos minerais tiveram uma grande importância na história e evolução do Homem, pois estes foram usados para tornar as grandes inovações tecnológicas, como a máquina a vapor, realidade.
Também foram utilizados para o fabrico de utensílios que permitiram o avanço do ser humano, como, por exemplo, as armas e as primeiras moedas. Com o avanço tecnológico, o homem tornou-se cada vez mais dependente dos recursos geológicos.
Fig.4 – Locomotiva a vapor
Fig.5 – Moeda Romana
Nenhuma civilização pode prescindir do uso dos bens minerais, na medida em que os materiais que utilizamos no nosso quotidiano, principalmente quando se pensa em qualidade de vida e fonte de bem estar, pois as necessidades básicas do ser humano
(alimentação, moradia e vestuário) são atendidas essencialmente por estes recursos, provenientes da
Terra.
Recursos geológicos
Podemos