Recursos Minerais
Introdução……………………………………………………………………...p.3
Recursos Minerais…………………………………………………………...p.4;5
Conclusão……………………………………………………………………...p.6
Webgrafia/ Bibliografia………………………………………………………..p.7
Anexo…………………………………………………………………………..p.8
Introdução
Por recurso geológico entende-se todo o tipo de materiais que integram a geosfera e que têm grande importância para a actividade humana, materiais estes que podem ser de natureza gasosa, como por exemplo o gás natural, de natureza líquida, como por exemplo o petróleo ou de natureza sólida como por exemplo o carvão.
Designam-se de reservas todos os recursos com localização definida, passíveis de exploração numa perspectiva economicamente rentável e em relação aos quais estão estimados valores de abundância relativa. Deve considerar-se as reservas como potencialmente utilizáveis se as circunstâncias de mercado (local, dimensão e o material) o justificarem.
A crescente exploração dos recursos geológicos poderá conduzir a um rápido esgotamento das reservas disponíveis. Os recursos geológicos podem se considerados não renováveis, se a sua exploração for superior à velocidade da sua capacidade de regeneração, ou renováveis, se forem gerados a um ritmo semelhante ou superior ao do seu consumo.
Os recursos geológicos podem dividir-se em:
Recursos energéticos;
Recursos minerais;
Recursos hidrogeológicos.
Este trabalho focalizar-se-á nos recursos minerais.
Recursos Minerais
Os recursos minerais abrangem uma grande diversidade de matérias terrestres, onde estão incluídos os metais, rochas e minerais. Dentro dos recursos minerais podemos encontrar minerais metálicos, como por exemplo o ferro e o cobre, e minerais não metálicos, como por exemplo o quartzo e o diamante.
Os minerais metálicos encontram-se dispersos nas rochas da crosta, em concentrações reduzidas, que normalmente são expressas em partes por milhão ou gramas por tonelada. Considera-se a existência de um jazigo mineral