Relatório
É possível afirmar que os minerais e rochas têm uma expressiva importância na vida cotidiana da humanidade. Os mesmos estão espalhados por todas as partes, em grandes ou pequenas proporções, conforme a sua utilização. Alguns dos inúmeros minerais e rochas que podemos mencionar são: cobre, zinco, ferro, chumbo, alumínio, ouro, prata, platina, granito, basalto, micas, dentre outros. Devido a sua imensa representatividade perante as diversas civilizações, nenhuma destas podem se dá ao luxo de limitar ou ignorar o uso desses bens minerais, tendo em vista a qualidade de vida que eles podem nos proporcionar, uma vez que são necessidades básicas do ser humano e, consequentemente, para o desenvolvimento social e econômico de uma nação. As rochas são agregados sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas, por exemplo, na construção civil de diversas formas: fabricação do concreto (brita), material de revestimento, ornamentação (mármores), etc.
As rochas, para fins comerciais, são retiradas da natureza em estado bruto e, em seguida, são modeladas de acordo com a finalidade de uso. Esse tipo de atividade econômica é prejudicial à natureza, pois a remoção promove grandes impactos nos morros e serras de onde há a retirada, podendo formar grandes crateras no local, além do incômodo aos animais gerado pelo barulho (explosão de dinamites para a retirada das rochas). Além disso, vamos citar algumas das aplicabilidades dos minerais e rochas:
Uma das conquistas que podemos destacar é o carro que é um meio de transporte essencial para a civilização moderna, cujos recursos minerais utilizados em sua fabricação são: alumínio, cobre, níquel, petróleo, ferro, dentre outros. Misturando os diversos minerais presentes em variadas rochas espalhadas pela crosta terrestre, conseguimos formar muitos