sais minerais
Este trabalho visa expor a importância dos SAIS MINERAIS e a ÁGUA para o funcionamento correto do organismo humano. Mostrando a importância de uma dieta controlada e adequada, sobrepondo os danos causados pelo excesso destes e a carência.
Definição
Os sais minerais são nutrientes que fornecem o sódio, potássio, cálcio e o ferro.
São substâncias essenciais ao bom funcionamento do metabolismo, participando da estruturação do organismo (Sua maior parte está concentrada nos ossos) e até mesmo integrando reações direta ou indiretamente vitais. Por exemplo: A fotossíntese e a respiração.
Os minerais são nutrientes que possuem uma função plástica e reguladora no organismo. Diferentemente dos Carboidratos, lipídios e proteínas, também são substancias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos por seres vivos. Mas são necessárias ao organismo, que ajudam as reações bioquímicas, auxiliam o equilíbrio da agua e participam de estruturas no corpo (hemoglobina do sangue, ósseos e outros).
O organismo necessita diariamente de pequenas quantidades de diversos minerais e a quantidade de cada mineral que deve ser consumido varia de microgramas para gramas, pois os sais minerais desempenham várias funções importantes em nosso organismo. Por esse motivo devemos ter uma alimentação bem variada.
Macrominerais: São aqueles cuja necessidade diária é maior que 100 mg. Suas funções principais estão ligadas à estrutura e formação dos ossos, regulação dos fluidos corporais e secreções digestivas. Ex: cálcio, fósforo, magnésio, cloreto, sódio e potássio.
Microminerais ou elementos traço: São aqueles que possuem necessidade inferior a 100 mg por dia, como é o caso do ferro, zinco, selênio, cobre, iodo e manganês. As funções destes minerais estão relacionadas à reações bioquímicas, ao sistema imunológico e ação antioxidante.
Principais funções:
Atuam como componentes importantes na formação e manutenção dos