Sais Minerais
Curso de Nutrição
Disciplina: Biologia Celular
SAIS MINERAIS
Araraquara
17/04/2013
1. Introdução
Os sais minerais fazem parte de um grupo de nutrientes essenciais ao homem porém são inorgânicos, ou seja, não podem ser produzidos por nenhum ser vivo e encontram-se em porções variáveis em todas as células e fluídos do organismo. São divididos em macrominerais e microminerais, além do grupo dos que são tóxicos ao organismo como mercúrio, arsênio, lítio e bário.
Têm função construtora pois fazem parte de tecidos duros do organismo, como ossos e dentes. Também entram na composição de tecidos moles como músculos, células sanguíneas e do sistema nervoso e fazem parte da formação hormonal. Além disso, possuem função reguladora, contribuindo para a pressão osmótica, manuntenção do equilíbrio ácido-base do meio interno, regulação das atividades metabólicas e ritmo normal do coração. Nos alimentos naturais, os minerais são encontrados sob várias formas ou aliados a proteínas, gorduras e carboidratos. Embora os alimentos possam conter mais de dez minerais diferentes em sua composição, os minerais que contém maior valor nutritivo são o cálcio, fósforo, ferro e iodo, porém não oferevem calorias. Alimentos industrializados ou refinados não contém minerais.
Como o corpo não é capaz de produzir essas substâncias, é necessário ingeri-los através de uma alimentação adequada, que forneça as quantidades corretas para o organismo. Caso a quantidade ingerida seja maior do que a necessidade, são expelidos através da urina ou fezes, pois o excesso no organismo, impede a absorção de outros tipos de nutrientes. Como componente alimentar, participam do sabor e podem ativar ou inibir enzimas que influem na textura dos alimentos. Os sais minerais são muito importantes para a prática de esportes, pois quando nos exercitamos,