Antro
Cultura Um Conceito Antropológico
Cultura – Todo comportamento adquirido pelo o homem membro da sociedade, independente de uma herança genética.
A cultura pode ser objeto de estudo sistemático, pois se trata de um fenômeno que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capazes de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural. A cultura desenvolveu-se simultaneamente com o equipamento fisiológico do homem.
A cultura é capaz de provocar curas de doenças reais ou imaginárias. Essas curas ocorrem quando existe a fé do doente na eficácia do remédio ou no poder dos agentes culturais.
3 tendências
1º - Considerar a cultura como um sistema adaptativo – comunidades adaptam-se à sua própria biologia, ideias fortalecidos pela seleção natural de Darwin.
2º - Idealizar a cultura pensando-a como um sistema cognitivo, estrutural, construído na mente humana.
3º - Cultura como um sistema simbólico que caberia em todos os seres humanos.
Tipos de mudança cultural
1º - uma que acontece intensamente e o processo são tão lentos que, ao olhar do outro, ela é pequena ou não existe.
2º - outra que se dá a partir do contato com outras formas de cultura, que acontece de forma mais brusca e tende a uma mudança radical ou gera uma troca de padrões.
Desde a Antiguidade, os homens se preocupavam com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos, e foram comuns as tentativas de explicar tais diferenças a partir das variações dos ambientes físicos.
O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo denominado endoculturação. Ou seja, um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada. Os diferentes comportamentos sociais são produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura. Todos os homens são dotados do mesmo